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quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

A INFORMATICA NA EDUCAÇÃO














Levando em consideração a disciplina “filosofia da educação”, entende-se aqui a necessidade de despertar a atenção de alunos do ensino médio, para o interesse em assuntos que versam a temática filosofia, uma vez que encontram-se distraídos e dispersos da arte de filosofar, percebendo esta como uma disciplina essencial para se entender os enigmas e contradições do ser humano, e da sociedade, bem como para construção de conhecimento. Para tanto, pretende-se aqui convida-los e motiva-los a participarem de forma mais ativa do referido Blog, com discussões , postagens, e tudo quanto possa lhe propiciar um ambiente interativo, de troca de experiências e fedd back.
Um ponto importante na ação educativa é o incentivo à criação, o aluno não deve ser colocado de forma passiva diante do computador. Sendo assim o aluno deve ser encarado como sujeito capaz de abstrair conhecimento diante das ferramentas tecnológicas, como por exemplo, uma planilha de cálculos, um editor de textos serão explorados de acordo co o assunto dado em sala de aula .
Salienta-se que vivemos em uma sociedade do conhecimento em que os processos de aquisição do conhecimento assumem um papel de destaque exigindo um profissional crítico, criativo, reflexivo e com capacidade de pensar, de aprender, de trabalhar em grupo e de se conhecer como indivíduo. Dessa forma o aluno deve ser capaz de construir conhecimento advindos do processo de educação onde o mesmo não deve ser baseado na instrução mas, na construção do conhecimento pelo aluno e no desenvolvimento dessas novas competências.
Uma das possibilidades de se repensar a educação tem sido feita por intermédio da introdução do computador na escola. O computador utilizado como ferramenta de repassar a informação ao aluno mantém a abordagem pedagógica vigente, informatizando o processo instrucional. Percebe-se que, tanto o ensino tradicional quanto sua informatização prepara um profissional critico, autentico e capaz de produzir conhecimento.
Em suma, o computador apresenta recursos importantes para auxiliar o processo de mudança na escola a criação de ambientes de aprendizagem que enfatizam a construção do conhecimento e não a instrução. Vale ressaltar que o computador deve ser entendido como uma nova maneira de conceber o conhecimento provocando um redimensionamento dos conceitos básicos já conhecidos e possibilitando a busca e compreensão de novas idéias e valores.

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