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quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Redes Sociais de Aprendizagem


No dia 26/02/2013 será realizado o Seminário Pró 3º Fórum de Filosofia, que vem abordar diversos temas dentre eles: as Redes Sociais da Aprendizagem, no qual as mesmas vão influenciar no processo de ensino aprendizagem tanto de alunos quanto da sociedade em geral.
De certo sabemos que as redes sociais estão cada vez mais frequentes no cotidiano do ser humano, devido este sistema de informações acabou tornando-se atraente acessar páginas de sites, porque os mesmos interagem com os mais diversos públicos na busca de informações e também de relacionamentos. É indiscutível que as redes sociais não possam usar esse meio de comunicação em prol do conhecimento. Todavia se postarmos documentos apropriados resultaria em pessoas bem informadas com conteúdos de qualidade, pois hoje muitos estudam através das redes e ela tem sido uma ferramenta de fundamental importância para a sociedade, no entanto não devemos deixar de ter o cuidado, com os conteúdos que nas redes sociais são produzidos, pois esse sistema traz em si uma preocupação devida o risco existente como troca de identidades, roubo cibernético entre outros.
Para Pierre Lévi, a programação da internet gerou um estado comunicativo denominado “todos-todos”, ocasionando o que ele acredita ser um estado de “inteligência coletiva”, em que todos partilham seus conhecimentos e saberes.
Podemos citar também o ciberespaço de Pierre Lévy “o termo ciberespaço especifico não apenas infraestrutura material da comunicação digital, mas também o universo oceânico de informações a eles”; fazendo-nos notar o quanto é importante às memórias acopladas aos computadores que pode transmitir varias formas educativas, entretanto hoje esse fenômeno social, contendo boas informações pode enriquecer as praticas pedagógicas nas instituições atuais. Portanto “foi navegando que surgiram as maiores descobertas”. 

 

Referencias:
BIGHETO, Alessandro Cesar. Filosofia: A Inteligência coletiva. ed. 68. Ed. Ciência e vida, 2012. p. 20.
SETTON, Maria da Graça. Midia e educação: A Cibercultura, o ciberespaço e a educação. ed. 1.
Ed. Contexto. São Paulo – 2011. p. 87.

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