No dia 26/02/2013
será realizado o Seminário Pró 3º Fórum de Filosofia, que
vem abordar diversos temas dentre eles: as Redes Sociais da
Aprendizagem, no qual as mesmas vão influenciar no processo de
ensino aprendizagem tanto de alunos quanto da sociedade em geral.
De certo sabemos que
as redes sociais estão cada vez mais frequentes no cotidiano do ser
humano, devido este sistema de informações acabou tornando-se
atraente acessar páginas de sites, porque os mesmos interagem com os
mais diversos públicos na busca de informações e também de
relacionamentos. É indiscutível que as redes sociais não possam
usar esse meio de comunicação em prol do conhecimento. Todavia se
postarmos documentos apropriados resultaria em pessoas bem informadas
com conteúdos de qualidade, pois hoje muitos estudam através das
redes e ela tem sido uma ferramenta de fundamental importância para
a sociedade, no entanto não devemos deixar de ter o cuidado, com os
conteúdos que nas redes sociais são produzidos, pois esse sistema
traz em si uma preocupação devida o risco existente como troca de
identidades, roubo cibernético entre outros.
Para Pierre Lévi, a
programação da internet gerou um estado comunicativo denominado
“todos-todos”, ocasionando o que ele acredita ser um estado de
“inteligência coletiva”, em que todos partilham seus
conhecimentos e saberes.
Podemos citar também
o ciberespaço de Pierre Lévy “o termo ciberespaço especifico não
apenas infraestrutura material da comunicação digital, mas também
o universo oceânico de informações a eles”; fazendo-nos notar o
quanto é importante às memórias acopladas aos computadores que
pode transmitir varias formas educativas, entretanto hoje esse
fenômeno social, contendo boas informações pode enriquecer as
praticas pedagógicas nas instituições atuais. Portanto “foi
navegando que surgiram as maiores descobertas”.
Referencias:
BIGHETO, Alessandro Cesar. Filosofia: A Inteligência
coletiva. ed. 68. Ed. Ciência e vida, 2012. p. 20.
SETTON, Maria da
Graça. Midia e educação: A Cibercultura, o ciberespaço e a
educação. ed. 1.
Nenhum comentário:
Postar um comentário