Pesquisar este blog

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

O Ensino da Filosofia para Crianças

-->
O Ensino da Filosofia para Criança
Ao analisar o processo histórico de ensino na educação, podemos observar as grandes dificuldades enfrentadas desde o inicio na construção do conhecimento, e nos dias atuais não houve uma mudança significativa, pois a educação ainda deixa lacunas que precisam ser preenchidas. Observa-se que praticas pedagógica tem colaborado para mudar essa concepção de educação, e uma das ferramentas entre tantas outras, está no ensino da filosofia para a criança.
Matthew Lipman é considerado o pai da filosofia para criança, pois o mesmo foi pioneiro ao discutir esse tipo de questão. Sendo consistente ao comparar as crianças com os filósofos, de modo que, vêem o mundo a partir de suas descobertas, como maravilhoso.
A filosofia para crianças é um programa que visa desenvolver o pensamento reflexivo e a habilidade para compreender as questões relacionadas ao cotidiano e a sua capacidade de interação desde cedo, antes da fase adulta e do ingresso à universidade. A criança tem um dom para a curiosidade, muitas questões são motivos para indagações sobre os reais significados ou por que acontecem. O educador deve ter a perspicácia para aproveitar essa característica natural infantil e provocar suas ações e reações. Os professores devem atender as necessidades de seus alunos, ouvindo-os e dialogando, sem necessariamente visar sempre o conteúdo, observando-os e buscando debates que façam com que curiosidade seja sempre aguçada.
Sabe-se que os textos de filosofia são difíceis, com linguagem culta e a dificuldade para encontrar materiais escritos para atividades com crianças é evidente, mas, isso é ate um ponto positivo, fazendo com que o professor seja criativo para produzir conteúdos de acordo com a faixa etária de seu aluno, usando o próprio dia-a-dia como fundamento e exemplos, portanto, para haver essa interação do educador é necessário que o mesmo seja qualificado para então compor. Vale ressaltar que esse ensino de filosofia no currículo escolar infantil não fácil, ele é um processo lento e gradual.

REFERÊNCIAS: filosofiaeducacaoembraganca.blogspot.com.br 
Acessado em: 18/02/2013, ás 20:00 hrs

Um comentário: