Levando em consideração a disciplina “filosofia da educação”, entende-se aqui a necessidade de despertar a atenção de alunos do ensino médio, para o interesse em assuntos que versam a temática filosofia, uma vez que encontram-se distraídos e dispersos da arte de filosofar, percebendo esta como uma disciplina essencial para se entender os enigmas e contradições do ser humano, e da sociedade, bem como para construção de conhecimento. Para tanto, pretende-se aqui convida-los e motiva-los a participarem de forma mais ativa do referido Blog, com discussões , postagens, e tudo quanto possa lhe propiciar um ambiente interativo, de troca de experiências e fedd back.
Um
ponto importante na ação educativa é o incentivo à criação, o
aluno não deve ser colocado de forma passiva diante do computador.
Sendo assim o aluno deve ser encarado como sujeito capaz de abstrair
conhecimento diante das ferramentas tecnológicas, como por exemplo,
uma planilha de cálculos, um editor de textos serão explorados de
acordo co o assunto dado em sala de aula .
Salienta-se
que vivemos em uma sociedade do
conhecimento em que os processos de aquisição do conhecimento
assumem um papel de destaque exigindo um profissional crítico,
criativo, reflexivo e com capacidade de pensar, de aprender, de
trabalhar em grupo e de se conhecer como indivíduo. Dessa forma o
aluno deve ser capaz de construir conhecimento advindos do processo
de educação onde o mesmo não deve ser baseado na instrução mas,
na construção do conhecimento pelo aluno e no desenvolvimento
dessas novas competências.
Uma
das possibilidades de se repensar a educação tem sido feita por
intermédio da introdução do computador na escola. O computador
utilizado como ferramenta de repassar a informação ao aluno mantém
a abordagem pedagógica vigente, informatizando o processo
instrucional. Percebe-se que, tanto o ensino tradicional quanto sua
informatização prepara um profissional critico, autentico e capaz
de produzir conhecimento.
Em suma, o
computador apresenta recursos importantes para auxiliar o processo de
mudança na escola a criação de ambientes de aprendizagem que
enfatizam a construção do conhecimento e não a instrução. Vale
ressaltar que o computador deve ser entendido como uma nova maneira
de conceber o conhecimento provocando um redimensionamento dos
conceitos básicos já conhecidos e possibilitando a busca e
compreensão de novas idéias e valores.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirACHO QUE NÃO FICOU LEGAL O TITULO PRA ESSE TEXTO.... FICOU DE PESSIMA QUALIDADE
ResponderExcluirA gente só critica quando tem como contribuir, dê suas sugestões!
ResponderExcluir