Pesquisar este blog

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Relações de poder: Michel Foucault

Relações de Poder de Michel Foucault
Baixar o texto da postagem: 


          Todos tentaram entender e explicar como o ser humano se tornou social, mas nenhum deles pensou a respeito das relações de poder dentro dessa sociedade. A análise sobre esse assunto foi feita por Michel Foucault:
“O poder não é uma autoridade exercida sobre questões de direito, mas acima de tudo um poder imanente na sociedade, que se reflete na produção de normas e valores.”

Para ele não existe o poder e sim relações de poder dentro da sociedade. Sua teoria abandona inicialmente a função do poder: punir, reprimir, coagir, etc. Como por exemplo, o estado, que exerce essas práticas como a tortura, um modo eficiente de punir transgressores e amedrontar as outras pessoas, para que essas também não cometessem delitos.  É uma forma de poder em que o povo possui uma conduta massificada. Para isso foram criadas as instituições como as escolas, onde regras rígidas começavam a introduzir a disciplina desde cedo nas pessoa. Isso é um exemplo de pequenas relações de poder citadas por Michel Foucault.

           Percebe-se que o homem é um ser dotado de vida, constituindo-se o biopoder, que é uma relação de poder e vida, sendo que, através dela a maior riqueza do Estado passa a ser seu povo, que atua como instrumento político.
 Assim, o biopoder, vigiando e manipulando as pessoas de acordo com suas vontades, passa a alienar e oprimir o corpo. Nota-se aí a semelhança entre o biopoder e a coerção disciplinar, ou seja, o controle através da disciplina.
          O biopoder é um poder que vem do saber. Conhecendo as estruturas da sociedade e suas características é possível atuar, transformando a vida.
          Então, conclui-se que ele só era possível com o consentimento de todos, porque tudo necessita de apoio da população, enquanto que o poder disciplinar não depende de todos, pois é um mecanismo de controle e punição. Isso caracteriza o bem comum, de acordo com Foucault: quando todos obedecem, sem contestar a lei.
          Com a implantação desse poder, que tem como base conhecimento de todos os meios componentes do desenvolvimento da sociedade, estão algumas questões políticas e éticas.
  Diante do contexto exposto, destaca-se que essas relações de poder estão presentes nas escolas, nas relações de gêneros, instituições privadas, etc.,isto é, em todos os espaços desenvolvidos dentro da sociedade, com intuito de perceber que o poder não está nos grandes poderes e sim nos pequenos espaços, no qual os sujeitos estão inseridos.
  


http://www.geomundo.com.br/sala-de-aula-10145.htm









Nenhum comentário:

Postar um comentário