HIPERTEXTO
No decorrer das ultimas décadas vemos uma generosa evolução na questão tecnológica, e essas mudanças influenciam de maneira acelerada o nosso cotidiano, nos dando varias possibilidades de leituras deste mundo, que ainda precisa romper diversos paradigmas. Ao longo de décadas aprendemos que no texto convencional temos a predominância da linearidade, sequenciação, que é uma característica das línguas vernáculas, com essas novas tecnologias nos trazem varias possibilidades observe que e o hipertexto vem para contribuir e aguçar essa óptica. E esse tipo de escritura não segue uma sequência e preza muito por sua não linearidade, sempre se ramificando e permitindo o acesso a outros textos através dos hiperlinks, que são eles que ligam as pessoas, instituições, constituindo desta maneira teias virtuais, permitindo um deslocamento para outros locais da rede de maneira absolutamente instantânea.
As palavras
ressaltadas nos links desempenham a função de botões que conectam:
palavras, figuras, imagens ou sons no mesmo documento, navegando
entre estes nodos, o leitor vai criando suas próprias opções e
trajetórias de leitura , o que rompe o domínio tradicional de um
esquema rígido de leitura imposto pelo autor. Assim, o leitor tem a
oportunidade de experimentar o texto, não só em um nível subjetivo
de interpretação, mas também em um nível de manipulação
objetiva dos elementos que o integram. A opção de modificar o
conteúdo do texto, de conectá-lo a outros trabalhos prévios e as
novas formas de acesso e de consulta mudam substancialmente o
conceito tradicional do livro, (Gomes,2012) afirma que “o
hipertexto pode ser entendido como um texto exclusivamente virtual
que possui como elemento central a presença de links[...]é um texto
que se atualiza ou se realiza, se concretiza, quando clicado, isto é,
quando percorrido pela seleção dos links”. E essa
não-linearidade, na qual não há uma ordem ou percurso predefinido
a ser seguido permite representar um conhecimento que captura e
articula, simultaneamente, componentes de natureza diversificada.
No hipertexto o
leitor é quem escolhe o percurso que irá seguir, permite uma
conexão mais próxima entre a forma do pensamento humano e sua
representação escrita, é uma ponte, um encontro entre produções
textuais diferentes que propicia o fim das duras regras entre os
textos.
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*GOMES,Luiz Fernando:
Hipertexto no cotidiano escolar.São Paulo:Cortez 2011.
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